Avaliação das actividades de enriquecimento curricular nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico: estudo de caso nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto

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César Madureira, Belén Rando, Helena Alexandre, Margarida Martins

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Descrição

Resumo:
O surgimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em 2006 deu-se no contexto da definição de uma nova linha de política educacional, que procurava aprofundar o desenvolvimento intelectual, comportamental e cívico das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como responder às necessidades de conciliação, por parte das famílias, entre o horário de trabalho e o horário semanal das crianças na escola. Tendo em conta a novidade, em 2008, da introdução do inglês para todos os anos do 1.º Ciclo imposta pelo Despacho 14460/2008 de 26 de maio, a emergência da discussão da Escola a Tempo Inteiro e do modelo de oferta pública das Atividades de Enriquecimento Curricular, a necessidade da sua adequação ao interesse das famílias e crianças, e a necessidade de aplicação desta política pública numa ótica de respeito e de participação dos diferentes atores sociais nela envolvidos; importou-nos realizar um estudo que envolvesse diferentes concelhos do país. Desta forma levou-se a cabo uma investigação que se estendeu aos dois maiores Distritos do país (Distrito de Lisboa e Distrito do Porto). Ao longo dos últimos anos, e independentemente da implementação das AEC nas escolas primárias portuguesas, verificou-se a reivindicação por parte das famílias (Confederações de Associações de Pais) para que a Escola Pública encontrasse um modelo, gratuito e acessível a todas as famílias, que permitisse a guarda de crianças nos períodos diários e anuais não letivos, com tempos, supervisão e atividades que garantam a qualidade exigida. Este modelo tem-se designado por Escola a Tempo Inteiro e aparece como uma necessidade crescente numa sociedade onde pais, mães e até avós se encontram no mercado de trabalho até idades cada vez mais tardias. Desta forma, foi nossa preocupação incluir também esta dimensão da realidade no presente estudo.

Informação adicional

Peso 199 g
Autor(es)

Belén Rando, César Madureira, Helena Alexandre, Margarida Martins

Ano

2011

Colecção/Nº

Cadernos INA = INA Papers | 48

Dimensões

23.5 x 16

ISBN

978-989-8096-37-1

Nº páginas

103

Peso (gr)

199

Pré-visualização

PDF

ID INA

74

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